(31) 99315-2809
Rua pernambuco, 353, sala 306
Funcionários Belo Horizonte/MG
nutricionistamarcelareis@gmail.com

Alterações da Tireóide

É muito importante detectar as alterações na tireoide, já que esta é uma glândula que produz hormônios fundamentais para o nosso metabolismo e para a nossa saúde e bem estar em geral. Essas alterações são detectadas através de exames de sangue laboratoriais que indicam os níveis dos hormônios TSH, T4 e T3 e são divididas em dois grupos principais:

  • Hipotireoidismo

É quando a tireoide não está produzindo bem os hormônios essenciais para o funcionamento do nosso organismo. Nessa situação, os sintomas clínicos podem ser ganho de peso, falta de energia, sonolência, falta de disposição e vitalidade, unhas quebradiças e queda de cabelo. O tratamento é feito através de reposição hormonal com acompanhamento médico, e a nutrição vem como uma ferramenta para auxiliar até mesmo na eficácia do medicamento, já que alguns alimentos como, por exemplo, a castanha-do-pará, por ser rica em selênio, ajudam no bom funcionamento da tireoide. Por outro lado, existem alimentos, como é o caso da soja, que trazem prejuízos ao funcionamento da tireoide em pacientes com hipotireoidismo.

  • Hipertireoidismo

É um funcionamento exacerbado da glândula tireoide. Nesses casos podemos observar uma diminuição do TSH, com aumento de T3 e T4,acompanhados de sintomas clínicos como a perda excessiva de peso, falta de sono e agitação. A nutrição tem um papel interessante nessa situação, pois auxilia na recuperação da massa muscular perdida devido ao metabolismo acelerado antes do diagnóstico e tratamento.

É importante saber que, uma vez feito o diagnóstico e mantido o tratamento, em ambos os casos, não há mais alteração metabólica.



Marcela Reis Nutrição Clínica © 2014 | Todos os direitos reservados