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Obesidade

Emagrecimento

Para emagrecer, a primeira coisa que deve vir à nossa mente não é parar de comer, e sim comer certo. Isso significa comer de tal forma que o seu metabolismo irá trabalhar ao seu favor, ou seja, que ele comece a ficar condicionado a queimar gordura e não a estocar.

Esse condicionamento é feito através de uma alimentação que estimule o aumento de massa magra, a responsável pelo metabolismo basal (a nossa queima calórica diária), e ao mesmo tempo através da tentativa de evitar alimentos que despertam alguns hormônios no corpo – como é o caso da insulina e do cortisol, que são hormônios responsáveis pelo acúmulo de gordura e líquido no organismo e pela diminuição da utilização de gordura como fonte de energia, diminuindo o emagrecimento.

Por outro lado, existem hormônios, como é o caso do GH,que devem ser estimulados, já que favorecem o ganho de massa magra e a queima de gordura.

Durante o processo de emagrecimento, é importante que haja sempre a elaboração de um cardápio individual, já que cada organismo é único, cada um tem uma necessidade de ingestão e uma velocidade de queima calórica. Basta observar que pessoas de sexos diferentes, idades diferentes, níveis de atividade física diferentes vão requerer nutrientes diferentes.

É importante ressaltar que é necessário se alimentar em intervalos de tempo mais curtos, para que não se sinta aquela sensação de fome, pois, se isso acontecer, na próxima refeição acabamos comendo mais do que devíamos. A atividade física, também, ao longo do processo de emagrecimento, é muito importante, assim como a alimentação que é feita antes, durante e depois do exercício físico, que irá otimizar os resultados dessa atividade.

A vontade de se ter um corpo melhor, de ser mais saudável, a consciência de que estamos trocando o prazer imediato que a comida traz por uma satisfação prolongada de estar bem consigo mesmo, são as maiores motivações para investirmos em uma alimentação balanceada.



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